Os ganhos de saúde e desempenho para os praticantes de atividade física são obtidos quando o treino é feito da forma correta, e não em excesso. Isso porque o condicionamento físico é resultado de um conjunto de processos biológicos complexos que não podem ser apressados. Se você exagerar no começo, pode acabar machucado e desestimulado. Até porque a capacidade de adaptação e de recuperação das pessoas é diferente e isso tem que ser observado. Mas se você conseguir evoluir de forma consistente, verá como o seu desempenho físico pode melhorar. Confira abaixo quatro pontos estratégicos básicos, mas que são muito importantes para manter a forma e a saúde.

  1. Tenha uma alimentação balanceada. Não faça dietas da moda, do amigo ou da lua. Procure um nutricionista para elaborar uma dieta específica para o seu objetivo;
  2. Procure um treinador ou uma assessoria de corrida. Só assim você terá um treinamento adequado ao seu condicionamento físico atual e ao seu objetivo, seja ele aprender a correr, ganhar performance ou manter a forma;
  3. Fortaleça músculos e articulações com treinamentos de força, pois esse tipo de treino paralelo pode ajudar a evitar lesões. Passar o ano sem se machucar é uma ótima maneira de não parar de treinar e um fator importante para conseguir bons resultados em treinos e provas;
  4. Tenha paciência. Para os esportes de resistência, como a corrida de rua, essa premissa é importante e deve ser respeitada. Talvez você leve uns cinco ou seis anos de treinos regulares para atingir a sua melhor performance. Imediatismo e ansiedade devem ser controlados.